Processos da pintura

Em um post anterior, eu dizia sobre os tons terrosos de minha paleta atual e o chão que piso. Lembrei que foi por essa experiência de errar pelo país, morando temporariamente em diferentes cidades desde 2009, que vivenciei a Ceilândia - DF. Foi precisamente nas quebradas do Sol Nascente, que essa paleta principiou com intensidade empírica na minha pintura. Naquele momento eu circulava pela cidade constatando a paisagem de terra, ferro e carne, que tanto me impactou em Branco sai, preto fica; filme de Adirley Queirós. Creio que foi pelos passos que levantavam poeira ou temiam o tombo na lama escorregadia, que essa paisagem me percorreu dos olhos aos calcanhares e, junto ao chamado do espírito, resultou nessa primeira pintura usando tons amarronzados e metálicos.











1 e 3 - Pintura acrílica sobre papel, 28 x 21 cm, sem título (id. A073), 2017;

2, 4 e 5 - Fotos que fiz nas ruas do Sol Nascente, bairro da Ceilândia – DF, em 2017;

6 - Retalho de papel com manuscrito “viver para ter o que contar”;

7 - Caderno de viagem, aberto em página dupla produzida com colagens de materiais gráficos recolhidos nas ruas do DF, contendo imagem do filme Branco sai, preto fica;

8 - Fala do personagem de Branco sai, preto fica;

9 - Cena de Mato seco em chamas, filme de Adirley Queirós e Joana Pimenta;

10 - Canhoto de ingresso de cinema.

---

19/07/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário