Processos da pintura

Até aqui, meu processo de pintura tem partido do desenho e na pintura da foto acima, priorizei linhas que convergem para o centro. A ideia surgiu de uma pintura anterior, onde diagonais remetiam ao interior da imagem e me lembraram da frase: arrancar as cascas para acessar o cerne. O sentir como ponto que radia o pensar, decidir e agir, mas também uma sabedoria do caminho que valoriza o que nutre e dispensa o que já não serve, como beber a água e comer a poupa do coco, mas descartar as cascas.

A paleta dessa pintura tende para tons terrosos. Sobre isso, recordo os versos que escrevi há algum tempo: minha pele é a bandeira que sustento, nação tem a ver com suor em comum; e uma fala de Makota Valdina: “(...) essa força que vem do alto, é porque já ressurgiu (...), mas a força vem de baixo. É embaixo que está toda nossa ancestralidade. A gente vive nesse mundo que a gente vê, que a gente toca, mas o mundo invisível é como que esse mundo imerso, que tá embaixo da terra, nosso mundo ancestral.” Tenho pensado relações simbólicas desses tons com a cor de minha pele, com minha ancestralidade encoberta e com o chão que piso como errante. A espiritualidade que não se desvincula do corpo, que propõe a consciência de si como entendimento de que sou parte de um todo, requerendo atenção nas relações entre eu e eu, eu e os meios social e ambiental, eu e os mistérios que a razão não alcança.

Gosto de pensar na prática da pintura como gesto na construção de si, ou seja, como metáfora para a espiritualidade, por me perceber nos processos e resultados, por ler os contextos nas entrelinhas, analisar e rever ou afirmar ideias.











1: Pintura acrílica e spray sobre tela sem chassi, 80 x 60 cm, sem título, 2022

2: Esboço do desenho que foi decalcado sobre a tela de pintura

3: Retalho de papel com manuscrito “arrancar as cascas para acessar o cerne”

4: Anotação da ideia que originou a pintura.

5: Makota Valdina em fotografia de Pedro Aspahan

6: Dizeres de Makota Valdina, retirada de vídeo: “Meditando sobre o revelado, pensando no que o chão me diz”

7, 8, 9 e 10: Detalhes aproximados da pintura


28/03/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário