Videos

Experiência poético-pedagógica no Instituto Tomie Ohtake - São Paulo SP - 2019

Vídeo chamada para a experiência poético-pedagógica Caminhos do erro; encontros poéticos entre corpo e mundo que acontece dentro da programação da exposição Histórias Afro-Atlânticas no Instituto Tomie Ohtake (26/07 as 17h / 04/08 as 16h / 18/10 as 16h).
No vídeo produzido por Ricardo Miyada recito uma livre adaptação de um fragmento do poema Diário de um retorno ao país natal de Aimé Césaire.
A partir de exercícios de percepção corporal, errância urbana e dinâmicas de grupo esta atividade visa utilizar os trabalhos da exposição como provocadores para o olhar crítico sobre o cotidiano contemporâneo, chamando atenção para as narrativas históricas e a necessidade de criar narrativas próprias para a construção da identidade pessoal e coletiva.

Caminhos do Erro - Instituto Tomie Ohtake - São Paulo SP - 2018

Caminhos do erro; encontros poéticos entre corpo e mundo é o título da experiência poética que realizei no Instituto Tomie Ohtake como parte da programação da exposição “Alucinações Parciais - Exposição-escola com obras-primas modernas do Brasil e do Centre Pompidou".
Caminhos do erro, realizada em 3 momentos entre maio e junho de 2018, propõe gesto de interrupção, atenção corporal, errância urbana, mediação descentralizada na leitura de obras e do mundo a nossa volta, construção conjunta de conhecimentos...
Caminhos do erro é pesquisa a partir de minha experiência pessoal nos últimos 8 anos vividos de forma nômade pelo país.

Visitas mediadas no Instituto Tomie Ohtake - São Paulo SP - 2018

Como parte da Equipe de Ação e Pesquisa Educativa do Instituto Tomie Ohtake, atuo no desenvolvimento de atividades práticas de ateliê e metodologias de mediação que valorize a experiência e autonomia do espectador diante das exposições. O vídeo acima apresenta uma das visitas mediadas na exposição "Alucinações Parciais: exposição-escola com obras-primas modernas do Brasil e do Centre Pompidou" no Instituto Tomie Ohtake, que reúne trabalhos pertencentes aos movimentos de vanguarda europeus e ao modernismo brasileiro da primeira metade do século XX.

Programa Conexões Periféricas - Fortaleza - Ceará - 2016

Participação no Conexões Periféricas, programa realizado pelos jovens comunicadores do CUCA Barra (Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte) na cidade de Fortaleza e apresentado na TVC (TV Ceará) em 02 de Julho de 2016. O 5º programa desta segunda temporada teve por tema a cultura Hip Hop, onde participei no bloco Papo Selfie, falando um pouco de minha trajetória e respondendo a perguntas enviadas por e-mail.

Percurso em Arte Urbana - Fortaleza - Ceará - 2015


Vai Dar Certo; Residência Artística - Fortaleza - Ceará - 2013/2014

Uma auto-residência artística no Pici, bairro periférico da cidade de Fortaleza, Ceará, onde loquei uma casa durante 11 meses, propondo o duplo sentido do termo residência, um programa de artes visuais, mas também uma casa de artes e artistas. Um espaço aberto para receber pessoas interessadas em processos de vivência e produção criativa, crítica e formativa. Oferecendo hospedagem solidária para artistas de outras regiões e servindo como base de apoio para realizadores desenvolverem projetos culturais no bairro, a Vai Dar Certo ocupou e criou um território, fundou um lugar de encontros, convivências e construções coletivas, com realizações de propostas que promoviam a integração entre artistas e comunidade, fortalecendo a participação, cooperação e trocas.
Mais em http://vaidarcerto12.blogspot.com.br/


Percurso em Arte Urbana - Fortaleza - Ceará - 2014



Oficina no Instituto CUCA - Fortaleza - Ceará - 2013



Mural 191 - São Bernardo do Campo - São Paulo - 2011 (subtitles in english)



Arma de Reconstrução Massiva - Salvador - Bahia - 2010




Exposição em São Bernardo do Campo - São Paulo - 2008